Minha lista de blogs

Blog do Amilcar

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

proseando

Estou em processo. Processo de compor uma cena, processo de conhecer a mim mesma, processo de crescimento, e dando voltas em semicírculos. Algumas coisas acho que já poderia ter superado, mas... Período de descanso, carnaval. Para mim foi período de trabalho e dor de dente. Consumi E o Vento Levou duas vezes durante estes quatro dias e estou sentindo uma nostalgia grande, como se quisesse perfurar a barreira do tempo e cair em terras frescas e verdes do final da década de 30 só para deliciar-me no universo daquelas pessoas, atores, ATRIZES. Sempre nutri grande admiração por grandes atrizes, e acho que elas merecem meu mais precioso respeito. Melancólica! Será que sou uma pessoa melancólica?! Melancolia é uma fonte de humanização e todo ou quase todo ser humano passa por ela, pelo menos deveria. Algo que nos excede. Se assim o for eu sou uma pessoa melancólica porque tenho fome do mundo, sinto saudades de épocas em que não vivi, pessoas que não conheci e lugares que nunca estive. Como se quisesse agarrar o mundo ao longo de toda sua história já traçada até os dias de hoje, abraçar tudo o que posso e que gostaria de ter contato para me preencher, o vazio... Melancolia é isto?! Não sei. Mas esta sensação é algo que me excede, porque não cabe em mim. Continuo na pesquisa sobre o tema.
Agora, exatamente agora, as zero hora e quarenta e um minutos do dia 26 de fevereiro de 2009, na verdade o tempo cronológico não importa, o que importa é o agora, isto, agora e agora, exatamente agora, momento atual e presente, vivo, presente em mim mesma, eu estou sentindo uma doce vontade de ser boa com o mundo, praticar a gentileza, ser nobre, em uma louca paixão pela condição humana e imersa em uma angustia desconhecida. Isto vai e volta! Pêndulo.
Ha momentos mundanos, profanos, e momentos como estes, tão singelo! Não me suporto em mim mesma.
Estou lendo A paixão segundo GH de Clarice e convido-me a encontrar com a minha "barata dentro de um velho armário de despensa". Quero sentir profundo amor pela condição humana, para daqui alguns minutos voltar a sentir ódio e desgosto por muitas coisas e ser indiferente!
Preciso me encontrar me perdendo em semicírculos, dar curvas ao meu redor e me perder constantemente pois acreditarei que sempre que me perco estarei me reencontrando, na verdade! A paixão é um vicio humano, assim como o cigarro, o café, o chocolate e o sexo! Ela está presente aqui, quando escrevo estas palavras e sinto o gosto prazeiro de tocar o teclado, agora não mais de uma velha máquina de escrever, mas um teclado macio do meu computador, produzindo pequenos barulhinhos irritantes em meio a um silêncio ou quase silêncio noturno.
Gostaria de acordar amanha e preparar a mesa do café, dar bom dia ao cachorro e levá-lo para um belo passeio matutino, preparar o almoço e lavar toda a louça...

4 comentários:

Walmir disse...

Cara Srta
esta alteração das faculdades intelectuais que chamamos melancolia vem sempre acompanhada de umas tristes nervosias e excessivas apreensões. Às vezes dá que ela é permanente e difusa como parece, aparece em você. Pode ser boa companhia.

Walmir disse...

Cara Srta
ando com saudades de novas invenções e de vc que tenho visto de relance alguma vez pelo prédio escolar sem nos determos e aqui te faço um convite para a terça feira próxima se fixar na mesa de um boteco após as aulas e sancionarmos algumas enormíssimas prioridades tendentes a artigos prosas ou boa companhia aceita?

meninamulher disse...

Há como eu queria voltar
como eu queria poder nascer em um tempo que não vi, queria poder pular pra um lugar bem distante, nada de verde ou água...só sal, muito sal!
bj querida
souumhomemdepaixoes.zip.net
day

Lucas disse...

"Melancolia é uma fonte de humanização e todo ou quase todo ser humano passa por ela, pelo menos deveria. Algo que nos excede. Se assim o for eu sou uma pessoa melancólica porque tenho fome do mundo, sinto saudades de épocas em que não vivi, pessoas que não conheci e lugares que nunca estive. Como se quisesse agarrar o mundo ao longo de toda sua história já traçada até os dias de hoje, abraçar tudo o que posso e que gostaria de ter contato para me preencher, o vazio..."
Mto legal isso =)